O CONCURSO
A escolha dos nomes será realizada segundo as seguintes etapas:
-
A comissão organizadora receberá sugestões de pares de nomes para o sistema formado por estrela-planeta entre 6 de junho e 31 de agosto. Apenas nomes que sigam as regras abaixo especificadas serão considerados aptos para a etapa seguinte.
-
A comissão fará uma escolha prévia entre todos os pares de nomes sugeridos, de modo a selecionar até quinze pares considerados de maior representatividade. Nessa etapa, a comissão pode vir a fundir propostas similares, alterar a ortografia para deixá-la de acordo com as regras ou mudar a ordem dos nomes estrela-planeta caso considere que isso dará mais força à proposta.
-
A escolha desses pares será feita por votação interna entre os membros da comissão organizadora.
-
Os pares selecionados serão anunciados nesta página e nas redes sociais, com um chamamento ao público para que votem nos pares que considerarem mais adequados.
-
Uma lista final de três pares de nomes, ranqueados por votação, será apresentada à União Astronômica Internacional em dezembro.
REGRAS
QUE OS NOMES DEVEM SEGUIR
Os pares de nomes propostos para o sistema estrela-planeta deverão ser apresentados em temas gerais e um tema específico, em formulário próprio.
Podem propor pares de nomes: escolas, clubes de astronomia ou indivíduos, sejam astrônomos ou não. Toda proposta precisa ser identificada no formulário, para que o crédito devido seja reconhecido. Cada proponente pode submeter mais de uma proposta, mas apenas um par de nomes é admitido por formulário; se necessário, submeta outra proposta em novo formulário.
Os temas gerais foram escolhidos pela comissão organizadora, com vistas a respeitar a determinação da União Astronômica Internacional de que cada país-membro escolha nomes de coisas, pessoas ou lugares de significado cultural, histórico ou geográfico de longa data, dignos de serem memorizados pela nomeação de um objeto celeste. Os temas gerais permitidos neste concurso são os seguintes:
-
nomes, mitos ou conceitos ligados à cultura indígena no território brasileiro
-
nomes, mitos ou conceitos ligados à cultura afrobrasileira
-
nomes, mitos ou conceitos associados à literatura brasileira
​
Cada proposta deve conter dois nomes: um para o exoplaneta e um para a estrela que esse orbita.
Formulários que contenham apenas um nome podem ser excluídos (ou fundidos a outras propostas pela Comissão de Seleção, se esta julgar adequado).
Os dois nomes devem seguir um tema específico de nomenclatura comum, que respeite os temas gerais acima listados. O tema de nomenclatura que descreve como os nomes são relacionados de alguma maneira lógica deve ser resumido em uma frase ou duas e ser amplo o suficiente para que nomes adicionais possam ser posteriormente escolhidos para nomear objetos adicionais no sistema exoplanetário no futuro (por exemplo, planetas adicionais que possam ser descobertos ou companheiros estelares adicionais).
Exemplo de tema específico: nomes de entidades da mitologia indígena; nomes de locais mágicos apresentados em obras da literatura brasileira; etc.
Os nomes propostos devem:
-
Ter entre 4 e 16 caracteres de comprimento em alfabetos latinos (incluindo espaços ou pontuação)
-
Ser, de preferência, uma palavra única.
-
Ser pronunciável (em algum idioma)
-
Não ser ofensivo
-
Não ser idêntico ou muito semelhante a um nome já existente de um objeto astronômico.
Para dirimir dúvidas acerca deste último requisito, os nomes já atribuídos a objetos astronômicos podem ser consultados nas páginas seguintes:
-
Nomes de asteróides no banco de dados do Minor Planet Center (MPC)
-
Nomes de objetos galácticos e extragaláticos no resolvedor de nomes Sesame
Além disso, não é permitido propor:
-
Nomes de natureza puramente ou principalmente comercial.
-
Nomes de indivíduos, lugares ou eventos principalmente conhecidos por atividades políticas, militares ou religiosas.
-
Nomes de indivíduos que morreram há menos de um século (após 1919).
-
Nomes de pessoas vivas.
-
Nomes de organizações ligadas aos membros da comissão organizadora deste concurso
-
Nomes de animais de estimação.
-
Nomes artificiais (isto é, novos, inventados).
-
Acrônimos.
-
Nomes que incluem números ou sinais de pontuação (mas acentos/diacríticos são aceitáveis)
Somente nomes que não são protegidos por marcas registradas ou outras formas de reivindicações de propriedade intelectual podem ser propostos.
Todos os nomes das propostas devem vir acompanhados de uma citação de não mais de 100 palavras, que demonstre seu uso em obra literária ou de referência.
Entende-se que os nomes públicos selecionados, não substituirão as designações alfanuméricas científicas, mas serão reconhecidos pela UAI como o nome público apropriado para o(s) objeto(s) e serão publicados como tal, juntamente com o devido crédito ao(s) proponente(s). Este nome público pode então ser usado internacionalmente junto com, ou em vez de, a designação científica, permanentemente e sem restrições.
CRONOGRAMA
DO CONCURSO
ATENTE PARA AS DATAS. A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS NÃO SERÁ ACEITA APÓS O TÉRMINO DA PRIMEIRA ETAPA.
10 de abril: Início do Concurso IAU100 NameExoWorlds no Brasil.
31 de maio: Lançamento do site oficial.
6 de junho a 31 de agosto: as propostas serão coletadas por formulário on-line.
15 de setembro: O Comitê Nacional Brasileiro divulgará uma lista de propostas para votação pública.
16 de setembro a 4 de novembro: votação pública na lista final.
6 de novembro: O Comitê Nacional Brasileiro finalizará a apuração da votação.
15 de novembro: Prazo final para o Comitê Nacional Brasileiro enviar uma lista do par de nomes selecionados e dois back-ups para o Comitê Diretor da IAU.
Meados de dezembro: Anúncio mundial, feito pela IAU, com os pares de nomes escolhidos por cada país.