top of page
Buscar
Foto do escritorNomeieExoMundos

Chega ao fim a campanha IAU100 NameExoWorlds

Em 17 de dezembro de 2019, os nomes de mais de 110 estrelas hospedeiras e seus exoplanetas, batizados na campanha IAU100 NameExoWorlds, foram anunciados durante uma coletiva de imprensa em Paris (França). No âmbito do 100.o aniversário da União Astronômica Internacional (IAU) em 2019, mais de 110 países organizaram campanhas nacional que estimularam a participação direta de mais de 780 000 pessoas em todo o mundo, que propuseram e selecionaram nomes para cada exoplaneta e sua estrela hospedeira.



A campanha IAU100 NameExoWorlds teve uma enorme participação em todo o mundo. O público se empolgou com essa emocionante oportunidade de sugerir nomes significativos, criativos e exclusivos para os sistemas exoplanetários atribuídos a seus respectivos países. Esta foi apenas a segunda vez na história que uma campanha internacional levou à nomeação de estrelas e exoplanetas. No total, foram recebidas 360000 propostas de nomes de mais de 110 países. O Comitê Nacional de cada país reduziu suas propostas a uma lista restrita de candidatos nacionais, que foram apresentadas ao público para votação. Um total de 420000 pessoas votou em seus candidatos preferidos. Este projeto terá um impacto duradouro, pois os nomes vencedores serão usados em paralelo com a nomenclatura científica existente, creditada à pessoa, grupo ou instituição que os sugeriu.


"As observações astronômicas levadas até agora descobriram mais de 4000 planetas ao redor de outras estrelas — os chamados exoplanetas. O número de descobertas continua a dobrar a cada 2 anos e meio, revelando novas populações notáveis de planetas e colocando nossa própria Terra e Sistema Solar em perspectiva. Estatisticamente, é provável que a maioria das estrelas no céu seja orbitada por seus próprios planetas — eles estão em toda parte ", disse Eric Mamajek, co-presidente do Comitê Gestor NameExoWorlds." Enquanto os astrônomos catalogam suas novas descobertas usando designações semelhantes a números de telefone, tem havido um interesse crescente entre os astrônomos e o público em também atribuir nomes próprios, tal como é feito para os corpos do Sistema Solar ”, continuou Mamajek.


A campanha global IAU100 NameExoWorlds foi concebida para criar consciência do nosso lugar no Universo e refletir sobre como a Terra seria potencialmente percebida por uma civilização em outro planeta. Como a IAU é a autoridade responsável por atribuir designações e nomes oficiais aos corpos celestes, as celebrações da IAU100 em 2019 foram usadas como uma ocasião especial para oferecer a todos os países a chance de nomear um sistema planetário, incluindo um exoplaneta e sua estrela hospedeira. O gerente de projeto da IAU100 NameExoWorlds, Eduardo Monfardini Penteado, disse: “A campanha do IAU100 NameExoWorlds proporcionou ao público a empolgante oportunidade de ajudar na nomeação de mais de 100 novos mundos e suas estrelas, e de ajudar a IAU a estabelecer um tema para nomear descobertas futuras em esses sistemas".


A estrela atribuída para nomeação por cada nação é visível a partir desse país e é suficientemente brilhante para ser observada através de pequenos telescópios. Os respectivos Comitês Nacionais, seguindo a metodologia e as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Gestor IAU100 NameExoWorlds, foram os órgãos responsáveis por estabelecer as condições para a participação do público, disseminar o projeto no país e desenvolver um sistema de votação. No Brasil, o Comitê Nacional rebatizou localmente a campanha IAU100 NameExoWorlds como NomeieExoMundos.


Os exoplanetas recém-nomeados são provavelmente grandes gigantes gasosos, e foram todos descobertos através de um dos dois seguintes métodos: o método de trânsito — no qual se observa planetas que passam à frente de sua estrela e bloqueiam uma parte da luz da estrela; e o método da velocidade radial — onde a medição cuidadosa do espectro de uma estrela revela que ela oscila para frente e para trás sob a influência da gravidade de seus planetas [1].


Alguns exemplos dos novos nomes acolhidos pela IAU para exoplanetas e suas estrelas incluem:

  • Irlanda: Nomes de cães mitológicos (Bran, Tuiren) da lenda irlandesa O Nascimento de Bran; para o exoplaneta HAT-P-36b (Bran) ao redor da estrela HAT-P-36 (Tuiren) na constelação Canes Venatici (os Cães de Caça),

  • Jordânia: Nome de cidades antigas e áreas protegidas no Sul da Jordânia; para o exoplaneta WASP-80b (Wadirum) em órbita ao redor da estrela WASP-80 (Petra) na constelação Aquila (Águia),

  • Malaísia: Nomes de gemas na língua malaia; para o exoplaneta HD 20868 b (Baiduri) em órbita ao redor da estrela HD 20868 (Intan) na constelação Fornax (o Forno Químico),

  • Burkina Faso: Os nomes para o exoplanet HD 30856 b (Nakambé) e sua estrela HD 30856 (Mouhoun) referem-se a nomes locais de rios proeminentes em Burkina Faso. Apropriadamente, o sistema jaz na constelação Eridanus (o rio Erídano).

Em reconhecimento ao Ano Internacional das Línguas Indígenas promovido pela ONU em 2019, os falantes de línguas indígenas foram incentivados a propor nomes dessas línguas e algumas dezenas de nomes selecionados são de etimologia indígena. Na Argentina, a proposta vencedora foi apresentada por um professor e líder comunitário na comunidade indígena Moqoit. Os novos nomes para o planeta HD 48265b (Naqaya) e estrela HD 48265 (Nosaxa) significam, respectivamente, “irmão-família-parente” (referindo-se a todos os seres humanos como “irmãos”) e primavera (literalmente, ano novo) no idioma Moqoit.


A IAU está satisfeita por ver o amplo interesse internacional que a campanha NameExoWorlds gerou", observou Debra Elmegreen, presidente eleita da IAU. “É gratificante que tantas pessoas em todo o mundo tenham ajudado a criar um nome para um sistema planetário que seja significativo para sua cultura. Esse esforço ajuda a unir todos nós em nossa exploração do universo”.


A campanha NameExoWorlds foi organizada no âmbito do 100.º aniversário da IAU em 2019. Com mais de 5000 atividades em 140 países, milhões de pessoas em todo o mundo estão comemorando os avanços astronômicos que moldaram a ciência, a tecnologia e a cultura ao longo do século passado, bem como destacando a importância da astronomia como uma ferramenta para educação, desenvolvimento e diplomacia. Mais informações sobre isso pode ser encontrado no website da IAU100.


Ao longo do ano, envolvemos o público em várias atividades de astronomia no 100º aniversário da IAU. A Campanha Global NameExoWorlds foi a iniciativa perfeita para fechar um ano cheio de projetos voltados para a sociedade. Certamente terá um impacto duradouro nos próximos anos”, concluiu a presidente da IAU Ewine van Dishoeck.


Notas

[1] Este último método foi empregado pelos vencedores do Prêmio Nobel de Física em 2019 “pela descoberta de um exoplaneta em órbita de uma estrela de tipo solar” em 1995. Tal exoplaneta, designado 51 Pegasi b, foi batizado Dimidium na primeira campanha pública NameExoWorlds em 2015.


37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page