CAIPORA (estrela) / CURUPIRA (planeta)
A segunda proposta finalista da campanha NomeieExoMundos se enquadrou no tema geral indígena, com o tema específico "Mitos do folclore brasileiro de origem indígena".
Caipora provém do tupi Ka'apora, que significa "habitante da mata".
No imaginário popular em diferentes regiões do País, a figura do Caipora está intimamente associada à vida da floresta. Ele é o guardião da vida animal. Apronta toda sorte de ciladas para o caçador, sobretudo aquele que abate animais além de suas necessidades. Afugenta as presas, espanca os cães farejadores, e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata. Assobia, estala os galhos e assim dá falsas pistas fazendo com que ele se perca no meio do mato.
Curupira vem do tupi Kurupira, aglutinação de Kuruba + Pira, que significaria "pele coberta de pústulas".
Ambas as entidades são consideradas protetores das florestas e seus mitos se confundem. De fato, em certas regiões do país, o Curupira era chamado de Caipora. Além disso, ambos costumam ser retratados com cabelo vermelho, por vezes montado em um cateto ou porco do mato. A única diferença mais clássica é que os pés do curupira são voltados para trás, talvez por influência de Monteiro Lobato e da variante da lenda que ele privilegiou.
A mais antiga menção ao Curupira foi feita por José de Anchieta em 30 de maio de 1560:
É coisa sabida e pela boca de todos corre que há certos demônios, chamam Curupira, que acontece aos índios muitas vezes no mato, dão-lhe açoites, machucam-nos e matam-nos. São testemunhos disso os nossos irmãos, que viram algumas vezes os mortos por eles. Por isso, costumam os índios deixar em certo caminho, que por ásperas brenhas vai ter ao interior das terras, no cume da mais alta montanha, quando por cá passam, penas de aves, abanadores, flechas e outras coisas semelhantes, como uma espécie de oferenda, rogando fervorosamente aos Curupiras que não lhes façam mal.
A proposta Caipora / Curupira foi feita por José Desotti Neto.
Também propuseram Caipora, com outro nome para o par: Tilma de Melo Silva, Jhonys Lima Ribeiro e Danielle da Silva.
E o nome Curupira, com outro nome: Adison Utim Camilo Nascimento, Cesar Marrano Piovani, Julia Maia Pinheiro, Teresinha Aparecida de Souza, Gilberto Calegari Alegria, Mariana Silveira, Bárbara Borges Silva, Cícera Buarque, William Esteves, Carlos Eduardo Paiva de Almeida (representando a Escola João Firmino), Marcelo Byrro Ribeiro, Silvio Morato e Leonel Valentim Hégues Nava.
Comments