CAPOEIRA (estrela) / BERIMBAU (planeta)
A quarta proposta finalista da campanha NomeieExoMundos vem da cultura afrobrasileira, com o tema específico "A Capoeira e sua arte".
A capoeira mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Foi desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos. Ela é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.
Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior, sendo praticada em vários países.
Muito provavelmente a palavra "capoeira" tem origem no vocábulo tupi ka'apûera, 'o que já foi mata'. Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães do mato.
O berimbau é um instrumento musical de origem africana, que foi levado ao Brasil por escravos angolanos, onde passou a ser usado para acompanhar os movimentos da capoeira. Esta palavra é originária do vocábulo quimbundo mbirimbau, usada para o mesmo instrumento.
A proposta Capoeira/Berimbau foi feita por Ana Paula e Fabrício Martinez Spanó.
Com a ordem trocada (Berimbau/Capoeira) foi apresentada por Margaret Aida Vieira.
Também propuseram Capoeira, com outro nome para o par: Marcio Israel Cotta Peres, Caroline Pietra Minatti (representando o Centro Educacional Loni Emmendoerfer), Karla Costa Pedroso Zica e Luiz Gustavo Sousa.
Cainã Schuffer Gabriel também propôs Berimbau, com outro nome para o par.
Kommentare