DANDARA (estrela) / ZUMBI (planeta)
A sétima proposta finalista da campanha NomeieExoMundos vai ao cerne da identidade afrobrasileira resgatando dois herois de sua cultura e luta emancipatória.
Dandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Após ser presa, suicidou-se se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava. Foi esposa de Zumbi dos Palmares e com ele teve três filhos. Sua figura é envolta em grande mistério, pois quase não existem dados sobre sua vida e/ou atos. Descrita como uma heroína, Dandara dominava técnicas da capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes a ataques a Palmares, estabelecido no século XVII na Serra da Barriga, situada na então Capitania de Pernambuco em região do atual estado de Alagoas, cujo acesso era dificultado pela geografia e também pela vegetação densa. Não se sabe se Dandara nasceu no Brasil ou no continente africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros que desafiaram o sistema colonial escravista por quase um século. Ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do quilombo.
Zumbi (Serra da Barriga, 1655 – Serra Dois Irmãos, 20 de novembro de 1695), foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas. Importante guerreiro na história brasileira, Zumbi foi um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América.
A proposta Dandara/Zumbi foi apresentada por Almir Aparecido Ferreira, Dayane Lima, Escola Estadual Brasil, Esther Telles, Maria Eleni Rodrigues Coelho Martins, Teresinha Aparecida de Souza, Waldir Pires Bittencourt e Colégio Morumbi Sul.
Propuseram o nome Dandara, com outro nome no par: Natalia Cristian dos Santos Nascimento, José Lucas Ferreira Júnior e Wesley Pilan.
Já o nome Zumbi apareceu com outro par nas propostas de Paulo Vitor dos Santos Martins Soares, Carlos de Freitas Gama, Marcelino Agostini de Campos e Rodrigo Afonso Leite.
Estou na torcida !!!