top of page
Buscar
  • Foto do escritorNomeieExoMundos

Conheça a proposta Quilombo/Palmares


QUILOMBO (estrela) / PALMARES (planeta)

A décima terceira proposta finalista da campanha NomeieExoMundos tem como tema específico "quilombos e a luta contra a escravidão".

O nome proposto para a estrela é Quilombo, palavra que tem origem nos termos "kilombo" (Quimbundo) e "ochilombo" (Umbundo), estando presente também em outras línguas faladas ainda hoje por diversos povos Bantus que habitam a região de Angola, na África Ocidental. Originalmente, designava apenas um lugar de pouso, utilizado por populações nômades ou em deslocamento; posteriormente passou a designar também as paragens e acampamentos das caravanas que faziam o comércio de cera, escravizados e outros itens cobiçados pelos colonizadores. Significava também "acampamento guerreiro", "capital, povoação, união". Porém foi só no Brasil que o termo "quilombo" ganhou o sentido de comunidades autônomas de escravizados fugitivos, majoritariamente negros, mas também indígenas.

Palmares é o nome da localidade onde se situava o maior e mais famoso quilombo da história do Brasil. Localizava-se na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. Palmares conheceu o seu auge na segunda metade do século XVII, constituindo-se no mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura. Os quilombos foram uma forma de rebelião contra a condição de escravo e chegaram a oferecer resistência contra o sistema escravista.

A proposta Quilombo/Palmares foi apresentada por Leonel Valentim Hégues Nava.

Luiz Gustavo Sousa também propôs o nome Quilombo para a estrela, mas com outro nome para o planeta.

Palmares foi proposto, com outro nome no par, por Luciana Galvão Martins, Viviane de Moraes e Wesley Pilan.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page