top of page
  • Foto do escritorNomeieExoMundos

Conheça a proposta Tupi/Guarani

Atualizado: 15 de dez. de 2019


TUPI (estrela) / GUARANI (planeta)

A décima quarta proposta finalista da campanha NomeieExoMundos homenageia os povos pré-cabralinos do Brasil, sob o tema específico "etnias indígenas do Brasil".

O nome proposto para a estrela é Tupi, nome do povo que habitava a costa brasileira, do Maranhão até aproximadamente a região de Santos, em São Paulo. Eles dividia-se em vários grupos menores, como os Tupinambás, os Tupiniquins, os Tamoios, os Caetés e os Potiguares. Houve uma grande miscigenação entre tupis e europeus. Muitos dos bandeirantes paulistas do século XVII, por exemplo, andavam descalços e mal sabiam falar a língua portuguesa, preferindo utilizar a língua tupi. A mestiçagem física e cultural entre tupis e portugueses gerou as culturas cabocla, caipira. O antigo idioma tupi influenciou consideravelmente a língua portuguesa falada no Brasil, sendo responsável por milhares de vocábulos, topônimos e mesmo antropônimos usados até os dias atuais.

Guarani é o nome proposto para o planeta. Os povos que habitavam boa parte do sul do Brasil e do interior de São Paulo eram da etnia guarani. O idioma guarani era similar ao tupi, pois ambos descendem de um mesmo idioma primitivo. Disso surgiu a confusão de tratá-los como se fossem parte de um único povo denominado tupi-guarani.

Em grande medida influenciados pelas referências dos índios tupis, os colonizadores da América Portuguesa chamaram os guaranis de araxás, araxanes, cainguás, carijós e ouitatins, entre outros.

Segundo Luís Figueira, o nome Tupi se originaria no vocábulo "typy", do idioma desse povo, que significaria "o começo, o princípio". Cronistas falam sobre um personagem mítico chamado Tupi, do qual se originariam as nações Tupinambá, Tupinaqui, Tupiguaé, etc.

O nome Guarani provém do vocábulo "guariní", guerreiros, no idioma desse mesmo povo.

A proposta Tupi/Guarani foi apresentada por Affonso José Santos, Aída Maria da Costa Sousa, Felipe Oliveira Neves, Francisco Rudi Filho, Mário Andrade, Mario Pocidonio dos Santos Junior, Mayara Elisabeth Ferreira da Rocha e Ricardo de Oliveira Silva.

Na ordem trocada, Guarani/Tupi, foi apresentada por Clodoaldo Alves Penha e Luís Sérgio Ferreira.

O nome Tupi também foi proposto, com outro nome para o par, por Rodrigo José da Silva, João César de Castro, Giovana Moura, Mayara Carolina, Milena Sottili, Sabrina Gomes, Marcio Antonio Alves Ferreira, Angelita Maria Pereira de Sousa, Marcel Medeiros Guimarães, Cainã Schuffer Gabriel, Carlos Roberto di Ciommo, Fernanda Roque M. do Amaral Prado, CEU EMEF Prof. Paulo Gonçalo dos Santos, Alcione Zanca e Ângela Mendes

O nome Guarani também foi proposto, com outro nome para o par, por Acsa Soares Santos, Leonel Valentim Hégues Nava, Ana Laura Lopes de Matos, Adélia Soares Ribas, Lorenzo, Yuri Fernandes Pereira de Souza, Riquelme Augusto de Oliveira, Rodrigo Vieira Ribeiro, Avani Carvalho da Costa, Bruno Moreira de Oliveira, Edna Fonseca Ribeiro, Escola Estadual Pereira Barreto, Marcos Dionizio Moreira, Escola Estadual Dr. João Firmino Correia de Araújo, Andrea Santana, Roberta Cavalcante Silva, Cláudio de Castro Silva, Thiago Borges Konzen e Júlio César Fornaciari.

O par também foi proposto unido, como Tupi-Guarani, por Pedro Martiniano de Souza Neves, Marcelo Faria de Araújo e Pedro Dambiski de Vargas.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page