Na semana passada, o Comitê Diretor da campanha internacional IAU100 NameExoWorlds impôs a todas as comissões nacionais um embargo até meados de dezembro no anúncio dos resultados da votação online.
Esse embargo foi solicitado por que a União Astronômica Internacional pretende anunciar em um evento único, mundialmente, os nomes escolhidos para os sistemas atribuídos a cada país.
A Comissão Brasileira ainda tem de cumprir o prazo de enviar à União Astronômica Internacional, até o dia 15 de novembro, a lista dos três pares de nomes mais votados na campanha brasileira. Mas, por conta do embargo, não poderemos anunciar localmente os mais votados no dia 6 de novembro, como inicialmente previsto.
A União Astronômica Internacional solicita de cada campanha nacional uma lista tríplice. Em princípio, o par mais votado é o que será escolhido. Mas o Comitê Diretor considerará as adequações dos nomes às regras e eventuais colisões com os nomes de outros países. Caso julgue necessário, o Comitê Diretor irá escolher o segundo mais votado, ou ainda o terceiro, segundo seus próprios critérios.
Essa medida foi implementada pela União Astronômica Internacional para evitar os problemas de nomes julgados inadequados a posteriori, mas que foram escolhidos por votação online durante a primeira campanha NameExoWorlds, em 2015.
Commentaires