top of page
  • Foto do escritorNomeieExoMundos

Encerrada a votação online


Tal como anunciado no cronograma da campanha, a votação online foi encerrada no último minuto do dia 04 de novembro de 2019.


Ao todo, recebemos 7109 votos. Agradecemos a todos os participantes da campanha, tanto os que enviaram as sugestões de nomes durante a primeira fase, quanto os que votaram na segunda fase e ajudaram a promover nossos anúncios em suas redes sociais.


Certamente, você quer saber o que acontece agora e por que esse anúncio não aponta os pares de nomes mais votados.


A campanha é da União Astronômica Internacional. A Comissão Nacional Brasileira apenas segue suas diretrizes. Como anunciado há algumas semanas, não temos autorização para divulgar agora o resultado da votação. Nossa tarefa será validar os votos, verificando no mapa de IPs do sistema de votação se houve alguma fraude por votos de bots. Em seguida, preparamos a documentação que deve ser enviada à União Internacional Astronômica, da qual constará os três pares de nomes mais votados, na ordem de votos, seus proponentes, informações etimológicas dos nomes selecionados e citações (traduzidas ao inglês) que comprovam a existência e uso desses nomes. Temos até o dia 15 de novembro para finalizar esse relatório.


A partir daí a União Astronômica Internacional é quem cuidará da campanha. O comitê IAU100 NameExoWorlds receberá até o dia 15 de novembro as seleções de todos os demais países participantes. Após a verificação se os nomes seguem todas as regras da campanha e se não há colisão interna entre as diversas seleções, os pares finais serão anunciados provavelmente na semana de 16-20 de dezembro.


Só a partir desse anúncio mundial poderemos divulgar o mapa de votação nacional, com os votos de cada um dos 14 pares que foram selecionados para a Fase 2.


Notem que o par de nomes mais votado em cada país pode não ser aquele selecionado pela União Astronômica Internacional, caso esta julgue alguma regra não foi seguida ou se houver duplicidade de nome escolhido por outro país participante (um caso muito difícil de acontecer, mas que não está descartado). Justamente por isso, a Comissão Nacional precisa enviar os três pares mais votados: o indicado e mais dois substitutos, caso seja necessário.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page